Resolução N.º 17/1983 de 8 de Março

GOVERNO REGIONAL DOS AÇORES

Resolução Nº 17/1983 de 8 de Março

Foi oportunamente nomeada pelo Secretário Regional do Comércio e Indústria uma Comissão para, com base nos elementos e conclusões dos trabalhos realizados nos domínios do planeamento energético da Região e bem assim nos elementos e conclusões dos estudos geotérmicos, em particular os de exequibilidade e pré-exequibilidade realizados nas Ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial Pico, proceder à elaboração e apresentação de estratégias alternativas para o desenvolvimento geotérmico dos Açores, a longo prazo, isto tendo em conta as propostas oportunamente apresentadas por diversas empresas interessadas na execução industrial do projecto geotérmico.

A Comissão procedeu ao estudo aprofundado sobre a matéria e conclui que as perspectivas de desenvolvimento geotérmico a longo prazo na Região são animadoras, tanto no que respeita à autonomia energética como à economia do processo, podendo vir a traduzir-se numa participação da ordem dos 60% na produção global de electricidade a preços competitivos com os da produção térmica convencional.

É neste quadro que se insere o programa de aproveitamento dos recursos geotérmicos para a produção de electricidade nas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial que tem como objectivo a instalação de centrais, nas três ilhas, com uma potência total de 20.5 MW, até ao ano de 1987.

Este programa, cujo investimento está estimado em 5.4 milhões de contos, conduzirá à produção anual de 150 milhões KWh em condições de rendibilidade que se prevê sejam bastante favoráveis.

Nestes termos, o Conselho do Governo reunido no dia 27 de Janeiro de 1983 e tendo em conta o relatório da Comissão nomeada por despacho do Secretário Regional do Comércio e Indústria de 8 de Novembro de 1982, resolveu:

  1. - Aprovar o programa geotérmico 1983/87 no seu conjunto, que pressupõe a instalação das seguintes potências:

    S. Miguel 13.0 MW

    Terceira 5.0 MW

    Faial 2.5 MW

    com início dos trabalhos em S. Miguel e na Terceira em fins de 1983 e no Faial em fins de 1984;

  2. - Promover a realização de contactos com as estruturas vocacionadas para créditos privilegiados, tais como o Fundo Europeu de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT