Resolução da Assembleia Legislativa Regional dos Açores N.º 6/2005/A de 8 de Junho

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA REGIONAL DOS AÇORES

Resolução da Assembleia Legislativa Regional dos Açores n.º 6/2005/A de 8 de Junho de 2005

Resolução da Assembleia Legislativa n.º 6/2005/A

de 8 de Junho

Melhoria do abastecimento de energia eléctrica à Fajã de São João, freguesia de Santo Antão, do concelho da Calheta, em São Jorge.

As características orográficas da ilha de São Jorge, a singularidade das suas fajãs e a ocupação humana destas moldaram, ao longo dos tempos, o quotidiano dos Jorgenses e servem hoje de cartaz turístico de primeiro plano do destino Açores.

A maioria das fajãs de São Jorge é habitada sazonalmente por famílias inteiras que, durante um longo período do ano, para ali se deslocam para cultivar a terra, enchendo os seus socalcos com hortícolas e vinha, ou proceder ao maneio de algum gado. Outras há que, pela facilidade de acesso, são habitadas permanentemente por várias famílias. Importa, por isso, preservar a todo o custo esta marca da nossa identidade.

Existem casos onde, devido às suas particulares características - de acesso e de riqueza agrícola - a utilização da fajã é mais intensa, como sejam as Fajãs do Ouvidor (Norte Grande), dos Vimes e de São João, esta última sem abastecimento de energia eléctrica da rede pública.

Considerando que se trata de um caso particular, onde existem potenciais...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT