Despacho N.º 58/2006 de 17 de Janeiro
S.R. DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA
Despacho n.º 58/2006 de 17 de Janeiro de 2006
As tecnologias da informação e comunicação têm constituído, nas últimas décadas, o mais significativo instrumento de modernização e progresso ao serviço da administração pública em geral, e da educação, em particular, garantindo uma simultaneidade de aquisições inovadoras dificilmente superável através de qualquer outro recurso, seja no âmbito da rapidez de processos, seja no que concerne à eficácia e eficiência dos meios, seja ainda na fluidez da comunicação em diferentes suportes.
Da perspectiva pedagógica e educativa, as tecnologias da informação e comunicação vêm garantir recursos de aprendizagem facilmente mobilizáveis pelos alunos, ao contrário da generalidade das inovações tecnológicas para a educação vulgarizadas anteriormente, prioritariamente destinadas ao professor e ao ensino.
Numa região ultra-periférica e geograficamente descontínua como os Açores, as óbvias vantagens de uma aplicação generalizada das tecnologias de informação e comunicação na administração e na educação ganham uma dimensão ainda mais pertinente, pelas potencialidades que contêm enquanto resposta aos problemas históricos e culturais da insularidade: a restrição do acesso à informação e um conceito expandido de tempo administrativo.
A concretização deste desiderato no sistema educativo regional e a promoção activa da literacia digital não dispensam, assim, a contribuição de todos os parceiros do sistema educativo, nomeadamente das escolas; mas não podem também prescindir de uma intervenção centralizada, visando corrigir as assimetrias, potenciar processos de redes de comunicação e integrar num conjunto coerente os esforços de cada unidade do sistema.
Neste sentido, tem constituído uma preocupação permanente da administração regional autónoma promover e acompanhar várias e diversificadas iniciativas de informatização nas escolas da Região, contribuindo para dotá-las dos recursos materiais, técnicos e humanos essenciais ao desenvolvimento de processos modernização através da informática, seja no âmbito administrativo e de gestão, seja no âmbito pedagógico e de intervenção directa nas práticas educativas.
Todavia, a obsolescência é uma das condições mais relevantes da modernização informática, pelo que obriga a um esforço acrescido de todos os interessados no sentido da actualização permanente dos recursos e das funcionalidades disponíveis.
Foi tendo em conta esta característica particular da...
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