Despacho n.º 1332/2019 de 3 de setembro de 2019
Data de publicação | 03 Setembro 2019 |
Gazette Issue | 169 |
Órgão | Secretaria Regional da Educação e Cultura |
Section | Série 2 |
No âmbito das várias medidas de promoção do sucesso escolar que têm sido implementadas na Região Autónoma dos Açores desde 2015/2016, tem-se verificado que as boas práticas, os projetos inovadores e os recursos educativos devem ser partilhados e disponibilizados de forma organizada numa plataforma acessível aos docentes da Região, através da qual se pretende fomentar a interação entre docentes.
Considera-se igualmente necessário partilharem-se práticas para otimizar a qualidade das aprendizagens na disciplina de Inglês, conforme preconizado no artigo 12.º do Decreto Legislativo Regional N.º 16/2019/A, de 23 de julho, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular da educação básica para o sistema educativo regional.
Julga-se necessário refletir sobre a estruturação da disciplina de Inglês numa perspetiva interciclos (1.º e 2.º ciclos do ensino básico) e num contexto de sala de aula, de modo a promover o sucesso na disciplina em todos os anos da escolaridade obrigatória.
Assim, ao abrigo do disposto no artigo 7.º do anexo I ao Decreto Regulamentar Regional N.º 8/2013/A, de 17 de julho, determino o seguinte:
1. Continua-se a implementação de um projeto de práticas que otimizem a qualidade das aprendizagens na disciplina de Inglês, no seguimento dos Despachos n.º 1680/2017, de 11 de agosto, e n.º 1464/2018, de 14 de agosto, e conforme preconizado no artigo 12.º do Decreto Legislativo Regional N.º 16/2019/A, de 23 de julho.
2. Ficam afetas ao projeto as docentes Janey Ramos Gregório, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBS da Graciosa, Carla Inês Magalhães, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBS Tomás de Borba, e Joana Silveira, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBI da Praia da Vitória.
3. Compete à equipa do projeto:
a) Refletir sobre formas de organização do processo de ensino-aprendizagem ao nível de:
i) Orientações curriculares para a disciplina de Inglês;
ii) Documentos relativos à planificação e organização do processo de aprendizagem;
iii) Modalidades e recursos de avaliação, integrados no processo de aprendizagem, de acordo com a legislação em vigor;
iv) Articulação entre o 1.º e 2.º. ciclos do ensino básico.
b) Operacionalizar formas de integração das competências de aprendizagem previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, designadamente:
i) Comunicação: criando um ambiente...
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