Despacho n.º 1332/2019 de 3 de setembro de 2019

Data de publicação03 Setembro 2019
Gazette Issue169
ÓrgãoSecretaria Regional da Educação e Cultura
SectionSérie 2

No âmbito das várias medidas de promoção do sucesso escolar que têm sido implementadas na Região Autónoma dos Açores desde 2015/2016, tem-se verificado que as boas práticas, os projetos inovadores e os recursos educativos devem ser partilhados e disponibilizados de forma organizada numa plataforma acessível aos docentes da Região, através da qual se pretende fomentar a interação entre docentes.

Considera-se igualmente necessário partilharem-se práticas para otimizar a qualidade das aprendizagens na disciplina de Inglês, conforme preconizado no artigo 12.º do Decreto Legislativo Regional N.º 16/2019/A, de 23 de julho, que estabelece os princípios orientadores da organização e da gestão curricular da educação básica para o sistema educativo regional.

Julga-se necessário refletir sobre a estruturação da disciplina de Inglês numa perspetiva interciclos (1.º e 2.º ciclos do ensino básico) e num contexto de sala de aula, de modo a promover o sucesso na disciplina em todos os anos da escolaridade obrigatória.

Assim, ao abrigo do disposto no artigo 7.º do anexo I ao Decreto Regulamentar Regional N.º 8/2013/A, de 17 de julho, determino o seguinte:

1. Continua-se a implementação de um projeto de práticas que otimizem a qualidade das aprendizagens na disciplina de Inglês, no seguimento dos Despachos n.º 1680/2017, de 11 de agosto, e n.º 1464/2018, de 14 de agosto, e conforme preconizado no artigo 12.º do Decreto Legislativo Regional N.º 16/2019/A, de 23 de julho.

2. Ficam afetas ao projeto as docentes Janey Ramos Gregório, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBS da Graciosa, Carla Inês Magalhães, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBS Tomás de Borba, e Joana Silveira, do grupo de recrutamento 220 – Inglês, com contrato por tempo indeterminado na EBI da Praia da Vitória.

3. Compete à equipa do projeto:

a) Refletir sobre formas de organização do processo de ensino-aprendizagem ao nível de:

i) Orientações curriculares para a disciplina de Inglês;

ii) Documentos relativos à planificação e organização do processo de aprendizagem;

iii) Modalidades e recursos de avaliação, integrados no processo de aprendizagem, de acordo com a legislação em vigor;

iv) Articulação entre o 1.º e 2.º. ciclos do ensino básico.

b) Operacionalizar formas de integração das competências de aprendizagem previstas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, designadamente:

i) Comunicação: criando um ambiente...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT