Despacho n.º 1339/2019 de 4 de setembro de 2019
Data de publicação | 04 Setembro 2019 |
Gazette Issue | 170 |
Órgão | Secretaria Regional da Educação e Cultura |
Section | Série 2 |
O programa de formação e acompanhamento pedagógico de docentes da educação básica, com início em 2013/2014, para os docentes do 1.º ciclo, tem-se revelado uma ferramenta essencial para a promoção do desenvolvimento profissional dos docentes, tendo sido dada prioridade à formação centrada na sala de aula, na cooperação entre pares e na diferenciação pedagógica;
Este programa de formação e acompanhamento pedagógico foi alargado, em 2015/2016, ao 2.º ciclo, no modelo já implementado no 1.º ciclo, abrangendo, naquele ciclo de ensino, as unidades orgânicas das ilhas de S. Miguel, Terceira e Graciosa, nas disciplinas de Matemática e Português;
Em 2018/2019, deu-se continuidade ao programa, tendo sido alargado ao 3.º ciclo, na disciplina de Matemática, reforçando o acompanhamento pedagógico e a formação em contexto de sala de aula, de modo a responder às necessidades específicas de cada grupo docente no âmbito do domínio científico dos conceitos e áreas programáticas, mas também da implementação de estratégias mais diversificadas, em linha com o perfil de aprendizagem e as dificuldades diagnosticadas nos alunos;
É necessário reajustar os elementos constituintes da equipa pedagógica, para o ano letivo de 2019/2020;
Assim, ao abrigo do estipulado no artigo 7.º da Orgânica aprovada pelo Decreto Regulamentar Regional N.º 8/2013/A, de 17 de julho, parcialmente revogado pelo Decreto Regulamentar Regional N.º 4/2015/A, de 20 de fevereiro, e em conformidade com o disposto no artigo 5.º do Decreto Legislativo Regional N.º 25/2015/A, de 17 de dezembro, determino:
1. A atualização da constituição, na dependência da Direção Regional da Educação, de uma equipa regional responsável pela formação e acompanhamento pedagógico de docentes da educação básica, formada pelos seguintes docentes acompanhantes:
a) Da área de Português:
i. Andrea Raquel de Sousa Cabral Oliveira, Professora do Quadro com Vínculo Definitivo, Grupo de Docência 100 (Educação Pré-Escolar), da Escola Básica Integrada Roberto Ivens;
ii. António Manuel Borges do Couto – Professor do Quadro com Vínculo Definitivo, do Grupo de Docência 300 (Português), da Escola Secundária Vitorino Nemésio;
iii. Carla Alexandra de Medeiros Ponte – Professora do Quadro com Vínculo Definitivo, Grupo de Docência 300 (Português), da Escola Básica e Secundária Armando Côrtes-Rodrigues;
iv. Cristina Maria Andrade Silva Ferreira – Professora do Quadro com Vínculo Definitivo, Grupo de Docência 111 (Educação Especial – 1.º Ciclo do Ensino Básico)...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO