Despacho Normativo N.º 16/1987 de 24 de Fevereiro

S.R. DOS ASSUNTOS SOCIAIS, S.R. DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Despacho Normativo Nº 16/1987 de 24 de Fevereiro

Considerando que o Decreto-Lei n.º 310/82, de 3 de Agosto, criou na carreira médica hospitalar o grau de chefe de serviço hospitalar a adquirir através de concurso de habilitação;

Considerando que o mesmo diploma prevê o concurso de provimento com vista ao preenchimento dos lugares de chefe de serviço hospitalar dos quadros de pessoal;

Considerando que o Decreto Legislativo Regional n.º 16/83/A de 28 de Abril tornou obrigatório o recurso à forma de despacho conjunto para regulamentar os concursos das carreiras médicas.

Nestes termos, ao abrigo da alínea b) do nº. 1 do artigo 18º. do Decreto Legislativo Regional n.º 16/83/A de 28 de Abril, aprova-se o seguinte:

REGULAMENTO DOS CONCURSOS DE HABILITAÇÃO PARA O GRAU DE CHEFE DE SERVIÇO HOSPITALAR DA CARREIRA MÉDICA HOSPITALAR E DOS CONCURSOS DE PROVIMENTO DOS LUGARES DE CHEFE DE SERVIÇO HOSPITALAR DA MESMA CARREIRA DOS QUADROS DOS ESTABELECIMENTOS DEPENDENTES DA SECRETARIA REGIONAL DOS ASSUNTOS SOCIAIS

CAPITULO I

Do Concurso de habilitação

SECÇÃO I

Da validade, abertura e tipo de organização do concurso

1 - O concurso de habilitação para chefe de serviço hospitalar rege-se pelo disposto neste Regulamento e destina-se à concessão do respectivo grau, que tem validade nacional.

2 - A competência para autorizar a abertura do concurso é do Secretário Regional dos Assuntos Sociais, podendo ser delegada no Director Regional de Saúde.

3 - À Direcção Regional de Saúde, caberá como órgão de coordenação regional da assistência hospitalar, programar, organizar, dirigir e executar o concurso pelos meios e através das acções previstas no presente Regulamento.

4 - Por cada área profissional haverá uma única época anual, devendo o concurso realizar-se com um ou mais júris, consoante o número de candidatos, sem prejuízo da sua validade nacional. 4.1 - Se houver vários júris por área profissional, a distribuição dos candidatos pelos mesmos far-se-á por sorteio, a efectuar na Direcção Regional de Saúde.

5 - O tipo de organização do concurso será definido em Despacho do Director Regional de Saúde a publicar simultaneamente com o despacho de constituição dos júris.

SECÇÃO II

Do aviso de abertura

6 - A abertura do concurso é obrigatoriamente tornada pública mediante aviso publicado em jornal oficial, e sempre que for considerado conveniente através de órgãos de comunicação social de expansão nacional.

7 - Do aviso de abertura deve constar:

  1. Despacho de autorização;

  2. Indicação do Regulamento do concurso;

  3. Indicação dos requisitos de admissão;

  4. A forma, prazo e local para apresentação das candidaturas, e elementos que devem constar do requerimento da admissão, enumeração dos documentos necessários para apreciação do mérito dos candidatos e bem assim daqueles cuja apresentação inicial seja indispensável;

  5. Quaisquer outras indicações julgadas necessárias para melhor esclarecimento dos interessados.

    SECÇÃO III

    Apresentação das candidaturas

    8 - Os requerimentos de admissão a concurso, bem como os documentos que os devem instruir, podem ser entregues pessoalmente ou remetidos pelo correio, com aviso de recepção, salvo se no aviso de abertura se declarar obrigatória a remessa pelo correio.

    8.1- Consideram-se entregues dentro do prazo os requerimentos e. respectivos documentos de instrução cujo aviso de recepção tenha sido expedido até ao termo do prazo fixado.

    8.2 - Nos casos de entrega pessoal do requerimento de admissão, o funcionário ou agente competente a quem tiver sido apresentado passará recibo datado, sob pena de incorrer em responsabilidade disciplinar se assim não proceder.

    9 - O requerimento de admissão a concurso tem de ser acompanhado da documentação exigida no respectivo aviso de abertura, sendo necessário:

  6. Documento comprovativo do grau de assistente hospitalar;

  7. Documento comprovativo, passado pelo estabelecimento ou estabelecimentos do exercício, a que se referem aos n.ºs 12 e 12.1 deste Regulamento;

  8. e exemplares do “curriculum vitae”;

  9. Atestado de residência.

    10 - As falsas declarações prestadas pelos candidatos nos requerimentos serão punidas nos termos da lei penal.

    11 - O prazo para apresentação de candidaturas a concurso não pode ser inferior a quinze dias nem superior a 30, contados da data da publicação do respectivo aviso de abertura.

    SECÇÃO IV

    Admissão a concurso

    12 - A este concurso podem candidatar-se os assistentes hospitalares com, pelo menos 5 anos civis de exercício correspondente a este grau.

    12.1 - Entende-se por exercício para os efeitos do número anterior o desempenho, devidamente comprovado, das respectivas funções em estabelecimentos oficiais de saúde.

    12.2 - Os candidatos deverão reunir os requisitos a que se refere o número anterior até ao termo do prazo fixado no aviso de abertura do concurso para apresentação das candidaturas.

    13 - Findo o prazo de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT