Portaria N.º 54/2007 de 8 de Agosto

Com da entrada em vigor do Decreto Regulamentar Regional n.º 14/2007/A, de 13 de Julho, foi reformulada a orgânica do sistema educativo regional, o que alterou a denominação de algumas unidades orgânicas. Por outro lado, a informatização dos procedimentos de concurso de pessoal docente dispensa a utilização de códigos complexos para os estabelecimentos, pelo que podem ser simplificadas as regras de atribuição de código identificativo dos estabelecimentos em vigor.

Interessa também clarificar o conceito de estabelecimento escolar, tornando mais transparente a distribuição de alunos pelos edifícios escolares, facilitando a produção de estatísticas e os procedimentos para aprovação e atribuição de turmas e requisição de professores.

Também se revogam algumas portarias que regulam a atribuição de edifícios escolares a algumas unidades orgânicas, tornadas obsoletas pela evolução entretanto verificada na estrutura do sistema educativo.

Manda o Governo Regional, pelo Secretário Regional da Educação e Ciência, nos termos do n.º 2 do artigo 18.º do Regime Jurídico da Criação Autonomia e Gestão das Unidades Orgânicas do Sistema Educativo, aprovado pelo Decreto Legislativo Regional n.º 12/2005/A, de 16 de Junho, o seguinte:

Para efeitos de atribuição de código identificativo e produção de elementos estatísticos, considera-se estabelecimento de educação ou ensino, a estrutura escolar que apresente uma das seguintes características:

Seja sede de uma unidade orgânica e nela se desenvolva actividade educativa;

Não sendo sede de uma unidade orgânica, a actividade educativa seja desenvolvida em um ou mais imóveis sitos em logradouro que não seja contíguo ao de qualquer outra estrutura educativa pertencente à mesma unidade orgânica.

Qualquer que seja a sua natureza ou número de edifícios, as instalações escolares pertencentes à mesma unidade orgânica que se situem em logradouros contíguos são consideradas como fazendo parte de um único estabelecimento de educação ou ensino.

O código dos estabelecimentos de educação e de ensino não superior é constituído por seis dígitos, agrupados nos termos do Anexo I à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Os códigos atribuídos a cada ilha e concelho são os constantes do Anexo II à presente portaria, da qual faz parte integrante.

Quando uma unidade orgânica sirva uma área pedagógica que abranja mais de um concelho, o código referente ao concelho será substituído pelo dígito 9.

A tipologia das unidades orgânicas...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT