Portaria N.º 23/1998 de 25 de Junho

S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS

Portaria Nº 23/1998 de 25 de Junho

Considerando que a Portaria n.° 100/97, de 18 de Dezembro, determina que no âmbito da educação extra-escolar podem ser criados cursos de Alfabetização.

Assim, ao abrigo da alínea h) do n.º 1 do artigo 3.º e do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 338/79, de 25 de Agosto, e da alínea o) do artigo 56.º do Estatuto Politico-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores pelo Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, o seguinte:

  1. - É aprovado o programa do curso de alfabetização.

  2. - O curso é constituído por três níveis - I, II e lII cujo conteúdo programático é publicado em anexo à presente portaria da qual faz parte integrante.

  3. - A duração do curso, em cada um dos seus níveis, é fixada em 240 horas distribuídas ao longo de um semestre.

  4. - O curso de alfabetização poderá funcionar com três níveis em simultâneo, sem prejuízo dos limites fixados no n.º 1 do artigo 13.º da Portaria n.º 100/97, de 18 de Dezembro.

  5. - Os formandos que completem com sucesso o curso de alfabetização podem, após certificação pela Direcção Regional da Educação, obter equivalência ao 1.º ciclo do ensino básico recorrente.

  6. - As dúvidas resultantes da aplicação deste diploma serão resolvidas por despacho do Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais.

  7. - A presente portaria entra em vigor a partir do dia seguinte ao da sua publicação.

Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais.

Assinada em 28 de Maio de 1998.

O Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, José Gabriel do Álamo Meneses.

Curso de alfabetização

Nível I

- Português - Fonia e Grafia

Competência Comunicativa - Oralidade

Matemática

Número e operações

Dinheiro

- Mundo Actual

- Ser Pessoa

Tempos Livres

Espaço Geográfico

Comunicação

Vida Social e Política

Duração seis meses

Nível II

- Português

- Competência Comunicativa

Oralidade

Leitura/Escrita

Morfologia e Sintaxe

Matemática

Números e operações

Unidades de medida de capacidade

Unidades de medida de peso

Unidades de medida de tempo

Unidades de medida de comprimento

Mundo Actual

Ser pessoa

Alimentação/Saúde

Tempos livres

Espaço Geográfico

História

Património Histórico/Cultural

Ambiente

Actividade Económica

Comunicação

Consumo

Vida social e Política

Portugal na Europa e no Mundo

Duração seis meses

Nível III

Português

Competência Comunicativa

Oralidade

Leitura/Escrita

Morfologia e Sintaxe

Matemática

Esquemas, Tabelas e Gráficos

Unidades de Medida de Área

- Percentagens

Geometria

Mundo Actual

Ser pessoa

Alimentação/Saúde

Tempos livres

Espaço Geográfico

História

Património Histórico/Cultural

Ambiente

Actividade Económica

Comunicação

Consumo

Vida social e Política

Portugal na Europa e no Mundo

Duração seis meses

Nível I

Português

Fonia e Grafia

Objectivos: Relacionar fonia/grafia Ler/escrever palavras dadas Ler/escrever palavras descobertas Constatar a organização silábica das palavras em Português Distinguir palavras monossilábicas, dissilábicas e polissilábicas Utilizar regras de translineação Distinguir sílaba tónica/sílaba átona Reconhecer palavras agudas, graves e esdrúxulas Utilizar regras simples de acentuação Utilizar correctamente a grafia do Português Conhecer o valor/Utilizar correctamente os diferentes sinais de pontuação. Organizar o discurso escrito, utilizando períodos e parágrafos

Conteúdos:

Relações sistemática entre sons e letras Sistema fonológico/código alfabético

Sons do Português Combinatórias possíveis e sua representação na escrita:

alfabeto

vogais

consoantes

ditongos

dígrafos

maísculas

cedilha

Noção de sílaba

Estrutura silábica da palavra

palavras monossilábicas

palavras dissilábicas

palavras polissilábicas

Translineação

Acento da palavra

- sílaba tónica

sílaba átona

localização da sílaba tónica na palavra

Pontuação

ponto final

ponto de exclamação

dois pontos

travessão

vírgula

Noção de:

período

parágrafo

texto

Competência e Oralidade

Objectivos: Captar sentidos implícitos na linguagem verbal e não verbal

Comparar registos linguístico diferenciados social e geograficamente Adquirir a competência de compreensão e de produção de textos orais correctos, tendo em conta a sua especificidade e adequação à situação de comunicação

Conteúdos:

Compreensão/Expressão oral

Articulação/ritmo

entoação

pausas

interrupções

silêncio/s

gestualidade

Noção de "norma culta"

Funções da comunicação:

3.1. Pedir -dar -recusar: uma coisa, uma informação, um serviço

3.2. Estabelecer- manter - romper: um contacto social

3.3. Relatar - confirmar - desmentir: um facto, um acontecimento, uma experiência

3.4. Exprimir - aprovar - desaprovar: uma ideia, uma opinião, um sentimento

Matemática

Números e Operações Objectivos:

Identificar números

Representar números

Efectuar contagens .

Aplicar as noções de 1.º, 2.º,

Comparar números (relações ‹, ›, =, =).

Ordenar números.

Utilizar os símbolos de ‹, ›, =, =).

Calcular somas com um e mais algarismos.

Calcular diferenças com um e mais algarismos

Resolver problemas que envolvam as operações adição e subtracção.

Calcular produtos de um número por outro de um algarismo.

Calcular produtos de um número por outro de dois ou mais algarismos.

Calcular produtos de um número por 10, 100 ou 1000.

Calcular o quociente e o resto de uma divisão, no caso do divisor ser um número de um só algarismo.

Calcular o quociente e o resto de uma divisão no caso do divisor ter dois ou mais algarismos.

Calcular o quociente de um número por 10, 100 ou 1000.

Identificar metade de, terça parte de, etc.

Calcular mentalmente somas, diferenças, produtos e quocientes.

Resolver problemas envolvendo as operações estudadas.

Conteúdos:

1 . Números inteiros. Números ordinais.

  1. Relações e respectivas simbologias

  2. Adição

    Subtracção

    Multiplicação

    Divisão Dinheiro

    Objectivos: Resolver situações problemáticas com valores monetários, incluindo o fazer trocos. Conteúdos: Sistema monetário português.

    Mundo actual Ser pessoa

    Objectivos: Reconhecer-se como indivíduo, elemento de uma família/ comunidade/sociedade. Valorizar-se como Pessoa. Valorizar a necessidade de ter uma história e/ /ou protagonizar um projecto de vida.

    Conteúdos:

    Ser Homem, ser pai, ser cidadão Ser Mulher, ser mãe, ser cidadã Ser Jovem, ser filho, ser cidadão

    Estar numa comunidade, num grupo social. Auto-estima; imagem de si. Saberes não escolares: - vivenciais, - profissionais, - outros.

    Histórias de vida: - acontecimentos significativos; - percursos pessoais, sociais e profissionais.

    Projecto de vida.

    Tempos livres

    Objectivos: Compreender a importância dos tempos livres e da sua ocupação criativa. Reconhecer a importância do desporto como factor de bem-estar: - contributo para uma vida saudável; - ocupação de tempos livres; - elemento integrador da natureza; - socialização; - outros.

    Conteúdos:

    Tempos livres e sua ocupação. Relação com o bem-estar pessoal.

    Benefícios decorrentes da prática desportiva. Cuidados a ter na prática desportiva

    Actividades de ar livre (exemplos: marcha, orientação, ciclismo, etc.).

    Modalidades colectivas e modalidades individuais.

    Espaço Geográfico

    Objectivos:

    Ler uma planta simples.

    Ler um mapa simples.

    Localizar a sua terra/região no mapa de Portugal.

    Identificar as principais características/contrastes do território português.

    Conhecer o mapa da Europa e do Mundo.

    Conhecer os países da União Europeia e alguns reflexos da política comunitária.

    Conteúdos:

    Representação gráfica do espaço: - da casa - da rua - do bairro

    Localização no mapa de Portugal

    Norte/Sul Litoral/lnterior Campo/Cidade

    Continente e oceanos 5. Países da União Europeia (processo de alargamento)

    Comunicação

    Objectivos: Constatar a utilidade dos meios de comunicação interpessoal Conhecer o papel dos diferentes meios de comunicação de massas. Desenvolver uma atitude critica face às diferentes mensagens...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT