Portaria N.º 23/1998 de 25 de Junho
S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS
Portaria Nº 23/1998 de 25 de Junho
Considerando que a Portaria n.° 100/97, de 18 de Dezembro, determina que no âmbito da educação extra-escolar podem ser criados cursos de Alfabetização.
Assim, ao abrigo da alínea h) do n.º 1 do artigo 3.º e do artigo 10.º do Decreto-Lei n.º 338/79, de 25 de Agosto, e da alínea o) do artigo 56.º do Estatuto Politico-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores pelo Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, o seguinte:
-
- É aprovado o programa do curso de alfabetização.
-
- O curso é constituído por três níveis - I, II e lII cujo conteúdo programático é publicado em anexo à presente portaria da qual faz parte integrante.
-
- A duração do curso, em cada um dos seus níveis, é fixada em 240 horas distribuídas ao longo de um semestre.
-
- O curso de alfabetização poderá funcionar com três níveis em simultâneo, sem prejuízo dos limites fixados no n.º 1 do artigo 13.º da Portaria n.º 100/97, de 18 de Dezembro.
-
- Os formandos que completem com sucesso o curso de alfabetização podem, após certificação pela Direcção Regional da Educação, obter equivalência ao 1.º ciclo do ensino básico recorrente.
-
- As dúvidas resultantes da aplicação deste diploma serão resolvidas por despacho do Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais.
-
- A presente portaria entra em vigor a partir do dia seguinte ao da sua publicação.
Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais.
Assinada em 28 de Maio de 1998.
O Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, José Gabriel do Álamo Meneses.
Curso de alfabetização
Nível I
- Português - Fonia e Grafia
Competência Comunicativa - Oralidade
Matemática
Número e operações
Dinheiro
- Mundo Actual
- Ser Pessoa
Tempos Livres
Espaço Geográfico
Comunicação
Vida Social e Política
Duração seis meses
Nível II
- Português
- Competência Comunicativa
Oralidade
Leitura/Escrita
Morfologia e Sintaxe
Matemática
Números e operações
Unidades de medida de capacidade
Unidades de medida de peso
Unidades de medida de tempo
Unidades de medida de comprimento
Mundo Actual
Ser pessoa
Alimentação/Saúde
Tempos livres
Espaço Geográfico
História
Património Histórico/Cultural
Ambiente
Actividade Económica
Comunicação
Consumo
Vida social e Política
Portugal na Europa e no Mundo
Duração seis meses
Nível III
Português
Competência Comunicativa
Oralidade
Leitura/Escrita
Morfologia e Sintaxe
Matemática
Esquemas, Tabelas e Gráficos
Unidades de Medida de Área
- Percentagens
Geometria
Mundo Actual
Ser pessoa
Alimentação/Saúde
Tempos livres
Espaço Geográfico
História
Património Histórico/Cultural
Ambiente
Actividade Económica
Comunicação
Consumo
Vida social e Política
Portugal na Europa e no Mundo
Duração seis meses
Nível I
Português
Fonia e Grafia
Objectivos: Relacionar fonia/grafia Ler/escrever palavras dadas Ler/escrever palavras descobertas Constatar a organização silábica das palavras em Português Distinguir palavras monossilábicas, dissilábicas e polissilábicas Utilizar regras de translineação Distinguir sílaba tónica/sílaba átona Reconhecer palavras agudas, graves e esdrúxulas Utilizar regras simples de acentuação Utilizar correctamente a grafia do Português Conhecer o valor/Utilizar correctamente os diferentes sinais de pontuação. Organizar o discurso escrito, utilizando períodos e parágrafos
Conteúdos:
Relações sistemática entre sons e letras Sistema fonológico/código alfabético
Sons do Português Combinatórias possíveis e sua representação na escrita:
alfabeto
vogais
consoantes
ditongos
dígrafos
maísculas
cedilha
Noção de sílaba
Estrutura silábica da palavra
palavras monossilábicas
palavras dissilábicas
palavras polissilábicas
Translineação
Acento da palavra
- sílaba tónica
sílaba átona
localização da sílaba tónica na palavra
Pontuação
ponto final
ponto de exclamação
dois pontos
travessão
vírgula
Noção de:
período
parágrafo
texto
Competência e Oralidade
Objectivos: Captar sentidos implícitos na linguagem verbal e não verbal
Comparar registos linguístico diferenciados social e geograficamente Adquirir a competência de compreensão e de produção de textos orais correctos, tendo em conta a sua especificidade e adequação à situação de comunicação
Conteúdos:
Compreensão/Expressão oral
Articulação/ritmo
entoação
pausas
interrupções
silêncio/s
gestualidade
Noção de "norma culta"
Funções da comunicação:
3.1. Pedir -dar -recusar: uma coisa, uma informação, um serviço
3.2. Estabelecer- manter - romper: um contacto social
3.3. Relatar - confirmar - desmentir: um facto, um acontecimento, uma experiência
3.4. Exprimir - aprovar - desaprovar: uma ideia, uma opinião, um sentimento
Matemática
Números e Operações Objectivos:
Identificar números
Representar números
Efectuar contagens .
Aplicar as noções de 1.º, 2.º,
Comparar números (relações ‹, ›, =, =).
Ordenar números.
Utilizar os símbolos de ‹, ›, =, =).
Calcular somas com um e mais algarismos.
Calcular diferenças com um e mais algarismos
Resolver problemas que envolvam as operações adição e subtracção.
Calcular produtos de um número por outro de um algarismo.
Calcular produtos de um número por outro de dois ou mais algarismos.
Calcular produtos de um número por 10, 100 ou 1000.
Calcular o quociente e o resto de uma divisão, no caso do divisor ser um número de um só algarismo.
Calcular o quociente e o resto de uma divisão no caso do divisor ter dois ou mais algarismos.
Calcular o quociente de um número por 10, 100 ou 1000.
Identificar metade de, terça parte de, etc.
Calcular mentalmente somas, diferenças, produtos e quocientes.
Resolver problemas envolvendo as operações estudadas.
Conteúdos:
1 . Números inteiros. Números ordinais.
-
Relações e respectivas simbologias
-
Adição
Subtracção
Multiplicação
Divisão Dinheiro
Objectivos: Resolver situações problemáticas com valores monetários, incluindo o fazer trocos. Conteúdos: Sistema monetário português.
Mundo actual Ser pessoa
Objectivos: Reconhecer-se como indivíduo, elemento de uma família/ comunidade/sociedade. Valorizar-se como Pessoa. Valorizar a necessidade de ter uma história e/ /ou protagonizar um projecto de vida.
Conteúdos:
Ser Homem, ser pai, ser cidadão Ser Mulher, ser mãe, ser cidadã Ser Jovem, ser filho, ser cidadão
Estar numa comunidade, num grupo social. Auto-estima; imagem de si. Saberes não escolares: - vivenciais, - profissionais, - outros.
Histórias de vida: - acontecimentos significativos; - percursos pessoais, sociais e profissionais.
Projecto de vida.
Tempos livres
Objectivos: Compreender a importância dos tempos livres e da sua ocupação criativa. Reconhecer a importância do desporto como factor de bem-estar: - contributo para uma vida saudável; - ocupação de tempos livres; - elemento integrador da natureza; - socialização; - outros.
Conteúdos:
Tempos livres e sua ocupação. Relação com o bem-estar pessoal.
Benefícios decorrentes da prática desportiva. Cuidados a ter na prática desportiva
Actividades de ar livre (exemplos: marcha, orientação, ciclismo, etc.).
Modalidades colectivas e modalidades individuais.
Espaço Geográfico
Objectivos:
Ler uma planta simples.
Ler um mapa simples.
Localizar a sua terra/região no mapa de Portugal.
Identificar as principais características/contrastes do território português.
Conhecer o mapa da Europa e do Mundo.
Conhecer os países da União Europeia e alguns reflexos da política comunitária.
Conteúdos:
Representação gráfica do espaço: - da casa - da rua - do bairro
Localização no mapa de Portugal
Norte/Sul Litoral/lnterior Campo/Cidade
Continente e oceanos 5. Países da União Europeia (processo de alargamento)
Comunicação
Objectivos: Constatar a utilidade dos meios de comunicação interpessoal Conhecer o papel dos diferentes meios de comunicação de massas. Desenvolver uma atitude critica face às diferentes mensagens...
Para continuar a ler
PEÇA SUA AVALIAÇÃO