Portaria n.º 23/2020 de 6 de março de 2020

Data de publicação06 Março 2020
Número da edição32
ÓrgãoSecretaria Regional da Agricultura e Florestas
SeçãoSérie 1

Considerando a necessidade de os agricultores apostarem na inovação e na modernização, por forma a estarem aptos a enfrentar os desafios e os novos modelos agrícolas sustentáveis, assentes nas novas tecnologias.

Considerando que um dos objetivos transversais da Política Agrícola Comum (PAC) é fomentar o conhecimento, a inovação, a digitalização na agricultura e o desenvolvimento rural.

Considerando que o futuro da agricultura depende, em grande medida, da aposta na qualificação dos produtores e das produções, e que os novos modelos agrícolas estão cada vez mais assentes na inovação e nas novas tecnologias.

Considerando a crescente substituição de estruturas físicas de apoio à atividade por plataformas digitais que reduzem a distância entre os produtores e os consumidores, suprimindo custos económicos e ambientais.

Considerando que a digitalização da agricultura e os sistemas de informação são absolutamente essenciais para a tomada de decisão na atividade agrícola.

Considerando que a média de idades dos agricultores nos Açores é das mais baixas do país e da europa, um importantíssimo capital humano que deve ser potenciado, por serem estes os agentes do setor que mais aptos estão para a inovação e o uso das novas tecnologias.

Considerando a necessidade de dotar os agricultores de ferramentas específicas de análise de dados, incluindo as ferramentas que permitem os consultores agrícolas desempenhar um papel de apoio à atividade agrícola mais eficaz.

Considerando a necessidade de fomentar a aposta na produção de qualidade, de mais e melhores...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT