Regulamento N.º 12/2007 de 6 de Fevereiro

CÂMARA MUNICIPAL DE PRAIA DA VITÓRIA

Regulamento n.º 12/2007 de 6 de Fevereiro de 2007

Nos termos e para efeitos legais se torna público que, por deliberação da Câmara Municipal de 20 de Setembro de 2006 e da Assembleia Municipal de 19 de Janeiro de 2007, foi aprovado o Regulamento Municipal de Apoio à Recuperação de Habitações Degradadas, anexo ao presente aviso.

Este regulamento entra em vigor no dia seguinte à sua publicação.

22 de Janeiro de 2007. - O Presidente da Câmara Municipal, Roberto Lúcio Silva Pereira Monteiro.

No âmbito do quadro legal de atribuições das autarquias locais, primacialmente identificado com a Lei n.º 159/99 de 14 de Setembro, é incumbido aos municípios, em geral, o dever de prosseguir os interesses próprios, comuns e específicos das populações respectivas, designadamente, no que tange ao desenvolvimento, à salubridade pública e à defesa e protecção do meio ambiente e da qualidade de vida do respectivo agregado populacional.

Por outro lado, constitui uma competência das câmaras municipais a prestação de apoio a estratos desfavorecidos, pelos meios adequados e nas condições constantes de regulamento municipal, nos termos do disposto no artigo 64.º, n.º 4, alínea c), da Lei n.º 169/99, de 18 de Setembro, na redacção da Lei n.º 5-A/2002, de 11 de Janeiro.

A existência de habitações condignas representa um dos vectores base essenciais para a qualidade de vida dos munícipes. Todavia, um significativo estrato da população, quer por motivos de ordem sócio-económica, quer por motivos de reduzida instrução e real carência económica, só muito dificilmente consegue, de facto, colmatar as dificuldades estruturais em matéria de condições mínimas de salubridade habitacional bem como promover o seu adequado enquadramento técnico.

Por conseguinte, a Câmara Municipal pretende intervir activamente no presente domínio, em termos de prossecução das suas atribuições e em ordem à melhoria das condições habitacionais inerentes aos agregados familiares comprovadamente mais carenciados.

Cláusulas Gerais

O presente Regulamento estipula as condições de concessão de apoios destinados à melhoria das condições habitacionais básicas de agregados familiares carenciados no Município.

Os apoios em causa, são sempre concedidos em espécie, cifrando-se na atribuição de materiais de construção, utilização de maquinaria e mão-de-obra, bem como na elaboração de projectos ou estudos de natureza técnica que se afigurem necessários ao licenciamento ou autorização municipal de obras.

Os apoios serão concedidos para a realização de obras:

Não abrangidos por programas de apoio do Governo Regional;

Abrangidas por programas de apoio do Governo Regional cujos apoios se revelem, comprovadamente, insuficientes para a sua realização.

Os apoios destinam-se à execução das obras que a seguir se enunciam e outras de natureza similar:

Substituição de coberturas (madeira e/ou telhas), pintura, reboco;

Construção ou recuperação de instalações sanitárias;

Ampliação de moradias;

...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT