Resolução do Conselho do Governo n.º 57/2019 de 24 de abril de 2019

Data de publicação24 Abril 2019
Número da edição48
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

O XII Governo Regional dos Açores assumiu no seu Programa o compromisso de consolidar a sustentabilidade do desenvolvimento agrícola, através de uma estratégia de criação de valor assente na qualificação e diversificação e de incentivar e promover orientações técnicas com vista ao desenvolvimento da produção integrada, da consolidação de nichos para a produção biológica e o reforço da sua prática.

No Programa de Desenvolvimento Rural dos Açores para o período 2014-2020 (PRORURAL+) aprovado pela Decisão de Execução C(2015) 850 da Comissão, a 13 de fevereiro de 2015, e que tem enfoque no apoio à competitividade produtiva regional assente na sustentabilidade dos recursos naturais, a agricultura biológica surge como mais uma oportunidade para a diversificação do mercado agrícola e um contributo para um paradigma de autossuficiência do mercado regional.

Na região compete à Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, colaborar, definir e orientar medidas, em benefício da produção biológica, no domínio das atividades agrárias em cooperação e parceria com entidades privadas de cariz associativo e cooperativo que assumam um papel relevante na matéria.

Para o efeito, foi criado um Grupo de Trabalho específico que definiu a Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica da Região Autónoma dos Açores e o Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Agrícolas Biológicos.

O documento analisa detalhadamente as ações da estratégia nacional, adapta-a às caraterísticas específicas da Região, e define um plano estratégico específico com medidas próprias e exclusivas baseadas no conhecimento atual do estado de desenvolvimento do modo de produção biológico.

Mediante o disposto no documento elaborado pelo Grupo de Trabalho, considera-se oportuno adotar as linhas de orientação constantes da Estratégia para o Desenvolvimento da Agricultura Biológica da Região Autónoma dos Açores, assente em quinze metas estratégicas, e aprovar o seu Plano de Ação para a Produção e Promoção de Produtos Agrícolas Biológicos que define quatro Eixos.

A sua aprovação criará condições para:

• O fomento e a expansão das áreas de produção em Modo de Produção Biológico nos setores da Agricultura, da Pecuária e da Aquicultura, através da melhoria da sua viabilidade técnica e do reforço da sua importância económica;

• O aumento e diversificação da produção e, consequentemente, a oferta de produtos agrícolas e agroalimentares com origem na produção biológica, promovendo a sua...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT