Resolução do Conselho do Governo n.º 168/2020 de 16 de junho de 2020

Data de publicação16 Junho 2020
Número da edição89
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

Os Açores são, incontestavelmente, um exemplo de boas práticas na área da sustentabilidade, com uma notoriedade internacional positiva, por nos termos afirmado, no mercado turístico, como o primeiro e único Arquipélago do Mundo certificado enquanto Destino Sustentável.

No passado, outras crises económicas e financeiras já demonstraram a resiliência do turismo, atividade que conseguiu recuperar de forma rápida, fortalecida e ajustada às oportunidades que foram surgindo.

A importância do turismo e a resposta sanitária exemplar dos Açores à minimização dos efeitos da pandemia COVID-19 são dois fatores que sugerem que a retoma será bem-sucedida e que este setor assumirá, novamente, uma posição primordial no desenvolvimento económico e social da Região.

Este nosso posicionamento vai ao encontro das motivações daqueles que decidirem viajar, uma vez que vão optar por destinos que oferecem condições de segurança sanitária, associadas a uma oferta de descanso e lazer não massificada.

Neste contexto, os Açores estão muito bem posicionados face à maioria dos destinos concorrentes, uma vez que cada ilha é singular, assumindo a sua natureza, cultura e vocação, facto essencial na oferta de um produto mais completo e diversificado em todo o Arquipélago.

A definição e organização dos produtos turísticos dos Açores deve ter como objetivo aproveitar e potenciar as caraterísticas do território, numa perspetiva de complementaridade e de valorização da experiência turística, reconhecendo cada ilha como fazendo parte do todo Açores, mas com especificidades muito concretas e valiosas para os visitantes.

Por outro lado, é com naturalidade que se verifica que, internacionalmente, a generalidade dos países e regiões estão a adotar estratégias de incentivo ao turismo interno, no curto e médio prazos, para a recuperação desta tão importante atividade.

É neste contexto, de retoma económica e social da Região, após o confinamento imposto pela pandemia COVID-19, que se justifica o relançamento da atividade turística, em primeiro lugar no contexto regional.

Surge, assim, a oportunidade de se incentivar os Açorianos a optarem pelo turismo interno, em todas as ilhas e locais do Arquipélago, como forma de...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT