Resolução do Conselho do Governo n.º 224/2020 de 10 de agosto de 2020

Data de publicação10 Agosto 2020
Número da edição120
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

A Casa Lucas da Silva, sita na Rua Vasco da Gama, n.º 28, freguesia das Angústias, concelho da Horta, enquadra-se num conjunto de edifícios desenhados por Jaime Romano de Freitas, um conhecido professor, que foi responsável pela autoria de diversos projetos de reconstrução, na Horta, no seguimento do sismo de 1926.

Destaca-se por se tratar de um projeto de arquitetura que utilizou um conjunto de técnicas de vanguarda, para a sua época, incluindo a ocultação de toda a instalação elétrica, importada da Alemanha e o revestimento das paredes em gesso, com cada divisão decorada com tonalidades diferentes.

Estas caraterísticas receberam diversas menções na imprensa local, e todo o conjunto edificado foi alvo de vários elogios, por parte das autoridades camarárias e dos jornalistas. Inaugurado em abril de 1930, o proprietário decidiu abrir o imóvel ao público, devido a toda a curiosidade que se gerou em torno da sua construção, tendo sido visitado, durante as primeiras semanas, por uma boa parte da população. Posteriormente, no mês de dezembro do mesmo ano, a mercearia, no rés-do-chão, foi aberta, com café e cervejaria anexa, recebendo iguais elogios da imprensa local. Atendendo à sua localização, nas proximidades do cais da cidade, e do seu porto de recreio, rapidamente adquiriu um cariz cosmopolita, atestado pela existência de anúncios ao estabelecimento, na imprensa local, elaborados noutras línguas.

Face ao exposto, a Casa Lucas da Silva deve ser objeto de proteção através da sua classificação como imóvel de interesse público.

Nos termos legais, foi promovido o período de audição pública, bem como a publicitação desse objetivo nos jornais locais e...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT