Resolução do Conselho do Governo n.º 53/2021 de 16 de março de 2021

Data de publicação16 Março 2021
Número da edição39
ÓrgãoPresidência do Governo
SeçãoSérie 1

Um dos objetivos do Programa do XIII Governo Regional dos Açores consiste em melhorar os níveis de qualificação dos recursos humanos, através de formação dirigida para a empregabilidade e para o incremento dos índices de competitividade. Neste propósito, mostra-se fundamental adotar medidas que permitam atualizar as políticas ativas de emprego, e que visem uma efetiva melhoria da qualificação profissional da população ativa.

A «FORM.AÇORES» constitui-se, assim, como uma medida impulsionadora da qualificação profissional que, associada à integração de uma oferta formativa traçada em parceria com as entidades formadoras e as empresas, permitirá valorizar as pessoas, estimular a manutenção do emprego e reforçar a empregabilidade.

Subjacente à presente medida está, com efeito, a necessidade de incentivar uma efetiva aproximação da oferta formativa aos diferentes intervenientes – sejam as entidades empregadoras, os ativos empregados ou as pessoas desempregadas – proporcionando às entidades formadoras desenvolver percursos formativos adequados às necessidades de qualificação diagnosticadas, visando melhorar a empregabilidade dos ativos e aumentar a produtividade e a competitividade das empresas açorianas.

Paralelamente, afigura-se essencial a concretização de instrumentos que, em conjunto com as empresas e com os empresários a título individual, também possam contribuir para a formação na ação, bem como incluir a componente de formação em contexto de trabalho, de forma a promover a adequação da oferta formativa às efetivas necessidades do mercado de trabalho.

Nesse sentido, a criação de um apoio específico para ações de consultoria e de formação à medida, exclusivamente destinadas a microempresas, deve assumir-se como uma ferramenta única e potenciadora da formação ajustada às necessidades formativas de cada empresa, assegurando a transmissão de conhecimentos relevantes para o posto de trabalho, devendo contribuir para o acesso à formação dessas empresas e dos seus trabalhadores.

Assim, nos termos do disposto...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT