Portaria N.º 93/1998 de 10 de Dezembro

S.R. DA EDUCAÇÃO E ASSUNTOS SOCIAIS

Portaria Nº 93/1998 de 10 de Dezembro

A Portaria n.° 100/97, de 18 de Dezembro, determina que no âmbito da educação extra-escolar podem ser criados cursos S6cio-Profissionais.

Assim, ao abrigo da alínea h), do artigo 3.° e do artigo 10.° do decreto-lei n.° 338/79, de 25 de Agosto, e da alínea z) do artigo 60.° do Estatuto Politico-Administrativo da Região Autónoma dos Açores, manda o Governo da Região Autónoma dos Açores pelo Secretario Regional da Educação e Assuntos Sociais, o seguinte:

  1. - E criado na Região Autónoma dos Açores o Programa do Curso Sócio-Profissional de Sapateiro. 2.º - O conteúdo programático do curso e publicado em anexo a presente Portaria da qual faz parte integrante.

  2. - A duração do curso e fixada em 240 horas distribuídas ao longo de 6 meses.

  3. - As duvidas resultantes da aplicação deste diploma serão resolvidas por despacho do Secretario Regional da Educação e Assuntos Sociais.

  4. - A presente portaria entra em vigor a partir do dia seguinte ao da sua publicação.

Secretaria Regional da Educação e Assuntos Sociais.

Assinada em 25 de Novembro de 1998.

O Secretário Regional da Educação e Assuntos Sociais, José Gabriel do Álamo Meneses.

CURSO Sócio-Profissional

SAPATEIRO

programa

Formação cultural e cívica

FORMACAO GERAL

Comunicação Humana

Gestão dos Tempos Livres

Legislação do Trabalho

Contabilidade

COMUNICACAO HUMANA

1 - INTRODUÇÃO À COMUNICAÇÃO

A palavra comunicação que tem origem no verbo latino “Communicare" traduzia partilhar, o dar a alguém, e, ao mesmo tempo, receber qualquer coisa desse alguém.

Mais tarde, o sentido de "communicare" evoluiu, realçando o laço que se estabelecia entre os indivíduos por intermédio da palavra. Pelo que, durante muito tempo o termo comunicar foi exclusivamente conotado com a expressão verbal humana

Entretanto esta palavra evoluiu dilatando o âmbito do seu significado tradicional, englobando conceitos que de algum, forma completam a expressão oral ou escrita - expressa corporal, expressão gestual, etc.

Hoje em dia comunicação pode querer referir-se apenas, uma conversa ou sinal gestual entre duas pessoas, ou pode querer traduzir a utilização de instrumentos comerciais como por exemplo, a publicidade, ou pode ainda significar um industria sofisticada como e a das comunicações. ¶O certo e que hoje chamamos comunicação a muita coisas...

Escrever um livro e comunicar;

Lançar um novo produto é comunicar;

Promover um acontecimento e comunicar

Patrocinar uma obra de restauro e comunicar:

Proporcionar uma noticia e comunicar.

Mas o que se comunica?

No caso de um livro comunica-se uma ideia, um inspiração ou mesmo um sonho;

No caso do lançamento de um novo produto, comunica se a disponibilidade desse mesmo produto, as suas vantagens ou a renovação.

No caso dos acontecimentos, dos restauros, das noticias comunica-se a pretensão do estabelecimento de uma relação afectiva entre as "coisas" e o Homem.

As “coisas” podem ser um negócio, uma empresa, um postura perante o mercado, etc.

Ao falarmos sobre comunicação, tanto nos podemos cingi ao seu esquema básico (Emissor-Receptor ), como podemos divagar sobre as técnicas comunicativas hoje em dia utilizada em favor das estratégias de marketing, como podemos ainda, dissertar sobre textos altamente técnicos como são os que descrevem a moderna industria da comunicação, ou mesmo, os seus produtos mais desconhecidos como o telemóvel ou o bip-bip.

O conceito comunicação aparece, então, como extremamente complexo e de difícil definição, havendo mesmo dificuldade de consenso. No entanto, parece aceite que a comunicação e um fenómeno dinâmico e interminável. Pode-se mesmo dizer que “Ser é Comunicar” . De uma outra forma pode-se dizer “não é possível não comunicar".

COMUNICAR = TROCAR IDEIAS, SENTIMENTOS OU EXPERIENCIAS

A comunicação e um fenómeno inerente a própria existência humana. E através da comunicação que as relações humanas existem e se desenvolvem, ela esta presente em todos os níveis relacionais, sendo mesmo o seu potencial edificador.

Comunicação significa "Estar em relação com", representa a acção de por em comum, de compartilhar as nossas ideias, os nossos sentimentos, as nossas atitudes.

Neste sentido identifica-se com o processo social básico: a interacção. E uma troca de experiências socialmente significativas, e um espaço para a convergência de perspectivas, a reciprocidade de pontos de vista implica, dessa forma, certo grau de acção conjugada ou cooperação. Para tanto, toda a sociedade adopta um conjunto de signos e de regras que, por forca das convenções tácita e colectivamente aceites, deixa de ser arbitrário. Dai que, se optássemos por símbolos inteiramente novos e estranhos, isso nos isolaria do resto da comunidade. (Menezes, 1973).

A comunicação "é um processo, voluntário ou não, pelo qual dois ou mais age es transmitem e/ou recebem mensagens por meio de um sistema completa ou parcialmente compartilhado de sinais, símbolos e comportamentos". (Pilares, N., 1991)

2- PRINCIPAIS ELEMENTOS DA COMUNICACAO

Emissor- pessoa que emite a mensagem;

Receptor - aquele a quem a mensagem e dirigida;

Mensagem - o que se deseja transmitir;

Canal - o meio pelo qual a mensagem e transmitida;

Código - sistema de sinais convencionais;

Codificação - equivale a reunir ou transformar, num código conhecido, a intenção da comunicação ou em outras palavras, a elaborar um sistema de signos. Todas as línguas são códigos. Quando se usa determinada palavra no lugar de outra, podemos dizer que e uma codificação. Por exemplo: a escolha por parte do emissor, da expressão "muito feio", em vez da palavra “horrendo", pressupõe um interesse em simplificar a mensagem, facilitando a sua descodificação.

Descodificação - descodificar e decifrar a mensagem, e uma operação que depende do repertório de cada pessoa. O repertório consiste em conjuntos estruturados de informações, presentes na nossa memória - o conhecimento prévio. No exemplo acima, considerando que o receptor e uma criança, ela pode saber o significado de "feio", no entanto, dificilmente tem o conhecimento de “horrendo", para descodificar correctamente a mensagem. Por isso, o emissor preferiu a forma "muito feio". Idioma ou língua, e o código linguistico de um grupo social, o repert6rio geral dos falantes dessa língua. Porem, e importante distinguir a língua, da expressão própria de grupos ou pessoas, ou seja, da linguagem. Pode-se dizer que ha a linguagem infantil, a erudita, a visual...

Feed-back - corresponde a informação que o emissor consegue obter, e pela qual sabe se a sua mensagem foi captada pelo receptor. Por exemplo, um professor de matemática, numa sala de aula com trinta alunos esta a explicar que, qualquer numero par e divisível por dois. Uma das formas que tem para ele obter o feed-back, e perguntar aos alunos se entenderam. Vamos supor que os alunos dizem que "sim".

Eles expressam um comentário, que e o feed-back que permite ao professor saber se foi compreendido. Mas, o professor pode querer reforçar o seu feed-back, então dirigisse ao aluno n.° 22 e pede-lhe que explique o que foi dito Esse aluno faz uma "careta" involuntária, pelo qual o professor percebe que pelo menos o aluno n.º 22 não captou a mensagem.

Uma outra forma de o receptor fornecer o feed-back ao emissor e por meio de terceiros, através de comentários. Imaginemos que o professor pergunta aos alunos se estão a entender a questão e todos respondem que sim, mas que, logo a seguir, o aluno n.° 22 volta-se para o colega e diz "afinal qual e a questão?". Ao ouvir este comentário o professor percebe que o feed-back foi negativo por parte do aluno n.º 22.

COMUNICAR É:

O acto de tornar comum uma mensagem por meio de códigos verbais e/ou não verbais. Quer dizer enviar, transmitir, transferir, dar a conhecer uma ideia, por forma semelhante a que esteve na sua origem, e um fenómeno social que implica convivência, entendimento, compreensão e sobretudo vontade de comunicar e trocar ideias.

3 - COMUNICACÃO/INFORMACÃO

Comunicação e um fenómeno a partir do qual os indivíduos estabelecem inter-relação para atingir ou não determinados objectivos, ou seja, duma forma simplista, comunicar e enviar e receber...

Para continuar a ler

PEÇA SUA AVALIAÇÃO

VLEX uses login cookies to provide you with a better browsing experience. If you click on 'Accept' or continue browsing this site we consider that you accept our cookie policy. ACCEPT